14 de agosto de 2015

Talita Jacques: Time que não ataca, perde!


Pois a Talita parece que resolveu voltar a escrever. E escolheu o Imortal Tricolor.
E mandou um post defendendo uma das teses mais importantes do futebol. Uma tese que sempre defendi. 
_____
Avalanche neles




Vocês podem estar se perguntando qual o motivo de eu estar dizendo isso logo depois de duas vitórias maiúsculas do Grêmio. Simples: justamente porque atacamos e ganhamos. E que maravilha isso, não?
Nesses anos todos que acompanho futebol sempre vi times que jogam fora de casa retrancados perderem. Times que perderam constantemente para o Grêmio na Arena (e antes no Olímpico) jogando retrancados. A vitória é difícil contra times retrancados? É! Nem sempre é possível ganhar? Nem sempre! Mas na maioria das vezes se ganha!
Um time do tamanho do Grêmio não pode jogar para não perder. Obviamente não vai sair como louco atrás do gol, mas não pode deixar de atacar, não pode não levar risco ao adversário o deixando confortável, não pode deixar de buscar a vitória.
Vi técnicos vindo e indo com a mesma filosofia: segurar empate fora de casa. Ora! Se o adversário perde aqui retrancado, como tu queres segurar resultado retrancado na casa dele?
O último técnico que comandou o Grêmio antes de Roger que QUASE chegou na postura ideal foi Paulo Autuori. Ele dizia que o time tinha que jogar sempre do mesmo jeito, independente de ser em casa ou fora. Isso é o que ele DIZIA, e vejam bem, eu estou falando em filosofia, não em qualidade e resposta de trabalho. Autuori fracassou por inúmeros motivos, e seu discurso passou meio longe do que se via em campo.
Mas quando Roger chegou, uma das primeiras coisas que falou foi que o Grêmio sempre tem que jogar pra ganhar. Meus ouvidos se abriram! Aquilo era música pra mim! SIM!!! O Grêmio sempre tem que jogar pra ganhar! Não importa o adversário, não importa o lugar, não importa quantas pessoas estão na arquibancada. O Grêmio é muito grande pra jogar fora por um empate.

Depois de muitos anos temos um técnico da grandeza do clube, que entende de futebol, que dá confiança ao grupo, com filosofia adequada e que esta dando resposta ao seu torcedor. Ele ganhará um título grande como técnico do Grêmio esse ano, ou ano que vem. Me cobrem!