28 de março de 2015

Daniel Matador - Zagueiros



“Ele é um zagueiro
É o anjo da guarda da defesa
Mas para ser um bom zagueiro
Não pode ser muito sentimental
Tem que ser sutil e elegante
Ter sangue frio
Acreditar em si
E ser leal.”

Trecho da música “Zagueiro”, de Jorge Ben Jor.


Caros

O tricolor pisará mais uma vez no gramado da Arena neste domingo, às 18h30min, para defender sua posição como líder do campeonato gaúcho. E esta será uma partida de contrastes, visto que o líder Grêmio enfrenta um clube que luta para permanecer na primeira divisão do certame regional. O São Paulo de Rio Grande venceu o Caxias na última rodada, dando um importante passo neste seu intento (e, consequentemente, afundando o time da serra ainda mais).

Mas duas histórias também serão vistas em campo neste domingo. Ambas tendo como protagonistas jogadores que atuam nas funções defensivas dos times que irão enfrentar-se. Um deles é Pedro Geromel, que no último jogo retornou ao time após um significativo período de recuperação de uma lesão no ombro. Trazido da Europa sob desconfiança de parte da torcida e mesmo do grande público, o zagueiro gremista foi um dos pilares do sistema defensivo do time na temporada passada, formando com Rhodolfo uma das melhores duplas de zaga do país.

Geromel mostrou que foi uma das mais acertadas contratações do Grêmio em 2014.


Durante o tempo em que esteve recuperando-se, após passar por um procedimento cirúrgico, foi substituído por Erazo, que neste momento está a serviço da seleção equatoriana. Pois Geromel, mesmo ainda carecendo de ritmo de jogo, suportou toda a partida contra o Novo Hamburgo e deve ser o titular na partida deste domingo. O Grêmio apressou-se e fez um grande esforço, firmando um contrato de três anos com o atleta ao final da temporada passada. Tem tudo para mostrar este ano que seu empréstimo e posterior contratação definitiva foram um grande acerto.

A outra história possui certos traços de semelhança, porém o protagonista veste a camisa do São Paulo de Rio Grande. O zagueiro Teco veio emprestado pelo Cruzeiro para jogar no Grêmio no ano de 2007. Chegou sem muita pompa, porém desbancou o experiente e tarimbado argentino Schiavi, formando com William uma sólida zaga. Na segunda partida da final da Taça Libertadores da América daquele ano, Teco rompeu os ligamentos cruzados do joelho, o que obrigou-o a submeter-se a um procedimento cirúrgico e ficar afastado de todo o restante da temporada. Após o período de recuperação, durante a pré-temporada de 2008, um esperançoso e renovado Teco viu seu mundo ruir ao ter uma nova lesão ocasionada pelo rompimento dos ligamentos cruzados. Ao final de seu contrato de empréstimo, em meados daquele ano, acabou sendo devolvido ao Cruzeiro.

Teco penou durante muitos anos e não conseguiu mais firmar-se como o bom zagueiro que havia alcançado a titularidade no Grêmio. O Cruzeiro emprestou-o novamente, desta vez para o Botafogo, onde a sina de lesões continuou. Perambulou depois disso por Atlético Goianiense e Brasiliense, tendo após isso praticamente encerrado a carreira, ficando durante cerca de dois anos sem clube. Até que um convite do Concórdia, da segunda divisão catarinense, o fez ressurgir em 2014. Após algumas boas apresentações, o São Paulo de Rio Grande contratou-o para a disputa do gauchão deste ano.

Duas histórias de zagueiros que vieram emprestados para o tricolor, chegaram desacreditados, viraram titulares, jogaram bem e em seguida lesionaram-se. A grande diferença é que um é passado e seguiu sua carreira por outros caminhos. E outro é o presente, podendo ser o futuro. Por mais que lamentemos a infelicidade de Teco, o momento hoje é de torcer por Geromel. Que já mostrou que, assim como na música de Jorge Ben Jor, tem condições de ser o anjo da guarda da defesa.

O Grêmio deve entrar em campo com Tiago no gol, bem como Matías Rodríguez e Marcelo Oliveira nas laterais. Galhardo e Júnior correm por fora nestas posições. Rhodolfo e Geromel formam a dupla de zaga. O meio campo pode ter Ramiro, Maicon, Giuliano e Luan, além de Mamute atuando mais recuado, quase numa função de enganche, com Braian Rodríguez como referência de ataque. Fellipe Bastos fica à disposição, podendo inclusive iniciar a partida no lugar de Ramiro ou permanecendo no banco como opção para o segundo tempo.

O que interessa é que queremos que nosso zagueiro não seja sentimental, tenha sangue frio e acredite em si. E que nosso ataque possa suplantar estas mesmas características que porventura possam existir no zagueiro do lado de lá. Neste domingo, todos os caminhos levam à Arena do Grêmio. Todo na torcida para que possamos manter o bom momento de vitórias e a liderança isolada do campeonato.

Saudações Imortais