17 de março de 2015

Daniel Matador - Paranoia


“A paranoia é a realidade numa escala superior.” 
Ditado anônimo

Caros

Esta será uma semana de treinamentos para o tricolor. Nosso próximo compromisso oficial será no domingo, às 18h30min, contra o Lajeadense, na Arena. Mas a semana não ficou desprovida de notícias. Cebolla Rodriguez apresentou uma pequena lesão após o jogo contra o Cruzeiro e, por conta disso, não apresentou-se à seleção do Uruguai. O prognóstico é de que o atleta volte aos gramados em 10 dias. Braian Rodriguez também apresentou uma lesão no ombro e é dúvida para o próximo jogo. Dentro de campo, nada que não possa ser administrado, visto que agora o time tem encorpado e começa a mostrar sua real condição. Tanto que é o líder isolado do ruralito.

Contudo, fora das quatro linhas e longe das trincheiras tricolores, o negócio sempre complica. É só as coisas começarem a dar certo para o Grêmio que “forças ocultas” (na realidade, nem tão ocultas assim) começam a entrar em ação. Hoje foi divulgada a tabela das 10 primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, feita em conjunto pela CBF e Rede Globo. A emissora que detém os direitos de transmissão praticamente decide tudo e a entidade futebolística acata bovinamente. E os clubes, por conta do contrato assinado, ficam amarrados. E é sabido que, há muitos anos, um conhecido elemento vermelho, funcionário da emissora, é o principal mentor da tabela que define dias e horários do Campeonato Brasileiro. E este cidadão aprontou das suas de novo. Olhem que beleza a tabela com a qual a equipe gremista foi agraciada:



Nestas 10 primeiras rodadas, o Grêmio jogará 6 partidas na Arena e 4 fora de casa. Também dentro destas 10 rodadas, METADE será jogada no SÁBADO, sendo que QUATRO DELAS NO SÁBADO À NOITE (na 9ª rodada enfrentaremos o Avaí, na Ressacada às 16h de sábado). Apenas UMA ÚNICA PARTIDA será jogada na Arena em um domingo às 16h (contra o Atlético-PR, na 7ª rodada). A coisa é tão fora de propósito que, na 6ª rodada, o Grêmio joga contra o São Paulo, no Morumbi, em um SÁBADO ÀS 22h!!! Jogos contra Corinthians e Cruzeiro na Arena, que deveriam ser jogados no domingo às 16h (horário mais tradicional para clássicos nacionais, por conta do público), foram “programados” para o péssimo horário da quarta-feira às 22h. E, de todos estes jogos, o ÚNICO que TALVEZ passe em TV aberta para Porto Alegre é o maravilhoso jogo contra o Goiás. Este sim, um clube tradicional, que merece enfrentar o Grêmio num domingo às 16h, a fim de que sua “gigantesca torcida” compareça em massa ao Serra Dourada.

Para quem ainda não viu, recomendo o bom filme “Paranoia”, com Shia Labeouf. Conta a história de um garoto que, após um incidente na escola, é condenado a cumprir uma medida disciplinar e tem de ficar durante 90 dias em prisão domiciliar, sem poder sair de casa e sendo monitorado pela polícia. Sem ter o que fazer, ele gasta seu tempo observando a vizinhança com seus amigos. Até que começam a suspeitar que seu vizinho é um serial killer. Só que ninguém acredita no que os garotos quando eles contam sobre suas suspeitas e todos dizem que eles estão paranoicos. Este filme, lançado em 2007, foi inspirado no clássico “Janela Indiscreta”, do mestre Alfred Hitchock. Recomendo.

Pois assim como o rapaz do filme, nós também somos paranoicos. Ao menos, é disso que nos tratam a imprensa, os clubes rivais e até mesmo alguns torcedores do próprio time, que acreditam que tudo não passa de uma incrível coincidência (tolinhos). Para estes, isso não faz diferença alguma no campeonato. Jogar em um dia e horário compatíveis, com o estádio cheio, é a mesma coisa que jogar em datas e horários esdrúxulos, com meia dúzia de gatos pingados. “Time bom passa por cima disso” e outras pérolas semelhantes são sempre faladas para tentar tapar o sol com a peneira. E essa situação tem ocorrido sistematicamente, ano após ano, desde que o conhecido elemento vermelho tornou-se responsável pela formulação da tabela do campeonato.

Mas, com certeza, isso é apenas uma coincidência. A tabela do time do coração do elemento que a formulou não aponta nenhum jogo em sábado às 22h. Nem às 21h. Clássico nacional às 22h de quarta-feira? Também não tem. Quem quiser verificar toda a tabela divulgada pela CBF pode clicar no link oficial aqui. Mas, com certeza, estamos procurando pelo em ovo. Somos todos paranoicos.

Saudações Imortais