7 de fevereiro de 2015

Haja paciência


Texto do leitor Jonas Bernardes Silveira

Felipão ainda busca a melhor formação.            

Pois é...
Foi a primeira derrota na temporada e com ela já surgiram os clamores por contratações, as cornetas sobre as paletas e os hambúrgueres, as reclamações contra o treinador... Óbvio que era só uma questão de tempo.

A realidade gremista no momento é de transição e incertezas. Felipão não vai botar nenhum guri como titular absoluto desse time, ao menos não de imediato. Ele vai lançar os garotos da mesma forma que lançou Walace: ao poucos. Por falar em Walace, ele foi um dos importantes desfalques para essa partida, junto de Geromel, Giuliano, Erazo, Ramiro e Araújo.

Hermes e Júnior farão revezamento até que Marcelo Oliveira possa assumir a posição e  Erazo estiver em condições de estrear na zaga. Qualquer um dos dois garotos me serve, mas ainda mantenho meu receio com Marcelo Oliveira, ao menos até que o volante tenha a oportunidade de jogar na sua segunda posição, para a qual foi contratado, pois por enquanto está atuando na terceira.

Na outra lateral, nenhum dos jogadores tem agradado. Tenho a impressão que o próprio Felipão não está muito feliz com Galhardo e Matias, talvez o bastante pra sobrar uma oportunidade para o menino Raul. De qualquer forma, duvido que Raul ganha uma grande sequência. A tendência é entrar no mesmo rodízio dos demais jogadores da base.

Lucas Coelho pode ter sido titular para não forçar Éverton numa situação de pressão fora de casa. É possível que Everaldo seja o próximo a ganhar uma oportunidade antes de o garoto ser firmado. Já se percebe a qualidade e a velocidade do atacante com cabelo de Cascão.

Douglas não jogou absolutamente nada. Durante o péssimo primeiro tempo, só Luan participou do meio pra frente. Para variar, os piores nomes do Grêmio no primeiro tempo foram justamente os veteranos - o próprio presidente gremista percebeu o segundo tempo superior com os meninos. Lincoln entrou bem e mostra que deveria ser titular absoluto da equipe, coisa que não vai acontecer de imediato pelo receio de queimar o jogador. O lançamento do menino para Éverton logo após o gol de Luan foi primoroso, coisa de jogador de elite. A única contribuição do camisa 10 gremista é justamente a bola parada, coisa que Lincoln domina com a mesma eficiência, sendo o principal responsável na seleção brasileira sub-17.

Não entendi o esforço gremista por Fellipe Bastos. Penso que é um jogador mediano e inferior a alguns garotos do Grêmio. Ele ainda não tem contrato garantido pra 2016 e não duvido que acabe perdendo a posição para a dupla Walace-Araújo. Esses dois jogadores fizeram muita falta na partida.

Marcelo Moreno teve uma partida que lembra seus piores momentos no Grêmio. Pessoalmente, me preocupa que o jogador não tenha sombra. Acredito que quando Moreno se acomoda, ele se torna um jogador abaixo da média. Dentro desse rodízio de atacantes, poderia ser melhor pra equipe se ele pegasse um banquinho.

Gostei muito da luta dos jogadores no final do jogo, ainda que não tenham conseguido o objetivo principal. A desatenção causou os piores momentos do time nos dois primeiros jogos. É importante manter a garra dos minutos iniciais contra o União e dos minutos finais contra o Aimoré. Resta ao torcedor ter paciência com as aparentes incoerências que verá no início do ano. Jogadores que aparentam estar caindo de maduros para receber uma sequência serão aproveitados esparsamente. Quem não perceber que isso faz parte do planejamento certamente vai ficar arrancando os cabelos durante o Gauchão.

Foto: Lucas Uebel