19 de fevereiro de 2015

Daniel Matador - Como tem que ser

Caros

O tricolor foi a Passo Fundo para apagar a péssima imagem que havia ficado na retina do torcedor por conta dos últimos dois jogos. Nada mais emblemático do que um estádio com o nome de Vermelhão da Serra para ser o palco do início da redenção gremista. Grande parte das peças disponíveis para Felipão montar o time não empolga. O próprio gringo não se ajuda quando opta por escalar jogadores questionáveis e não mantém aqueles que deram melhor resposta em determinadas posições.

Um caso clássico é o garoto Júnior, um dos poucos bons destaques da equipe neste início de temporada. Ao invés de fixá-lo na lateral esquerda para que possa consolidar-se, Felipão tem alternado sua escalação nas partidas. A lateral direita também tem sido uma incógnita. Após a saída do nada saudoso Pará, a tendência natural seria a escalação de Galhardo por ali. Por maiores que sejam suas deficiências, o cabeludo não é pior do que seu antecessor. Mas a alternância com Matías Rodriguez nesta função também não tem permitido uma boa sequência.

O tricolor iniciou o jogo em frente à sua grande torcida no Planalto Médio com Grohe no gol, como de praxe. As laterais foram ocupadas por Galhardo e Júnior, com Rhodolfo e Erazo compondo a dupla de zaga. No meio de campo, Marcelo Oliveira, Fellipe Bastos e Araújo formaram um trio de volantes, com Douglas fazendo as vezes de armador solitário. Na frente, Everaldo e Pedro Rocha, este último ganhando chance após ter entrado bem nos últimos minutos contra o Veranópolis. A arbitragem do jogo ficou a cargo do árbitro mais amado pelo presidente da FGF, o famoso Francisco Silva Neto, mais conhecido como Chico Colorado.

Primeiro tempo: Grêmio 1 x 0 Passo Fundo

Ambas as equipes começaram com intensa movimentação. Apesar de não haver chances claras, tanto Grêmio quanto Passo fundo chegavam com força ao ataque. Logo aos 9 minutos o Chico Colorado amarelou Marcelo Oliveira. Eram quase 11 minutos quando Felipe Klein deu um chute à queima-roupa que Marcelo Grohe defendeu de forma soberba. Até que aos 13 minutos Douglas cobrou um escanteio com perfeição na cabeça de Frickson "El Elegante" Erazo, que testou para abrir o placar. Um gol histórico, visto ser o primeiro gol marcado por um atleta equatoriano com a camisa do Grêmio.

Aos 18, Pedro Rocha chutou rente à trave, porém havia recebido a bola em impedimento anotado pelo bandeirinha. Aos 26, após boa jogada que resultou em cruzamento para a área, Fellipe Bastos reclamou pênalti por ter sido empurrado. Como o árbitro era o Chico Colorado, óbvio que nada foi marcado. Um minuto depois, o mesmo Bastos arriscou um de seus famosos chutes de longa distância. Apesar de passar muito perto da trave, o destino é o mesmo desde que ele desembarcou em Porto Alegre: bola pra fora. Aos 33, Everaldo recebeu passe de Douglas, girou na meia-lua e chutou forte para boa defesa do goleiro do Passo Fundo. Um minuto depois, Galhardo fez falta e Chico Colorado puxou mais um amarelinho. Aos 43, Pedro Rocha fez boa jogada individual e desferiu um petardo de fora da área, porém sem acertar as metas adversárias. E assim acabou o primeiro tempo, com ligeiro domínio do Grêmio.

Segundo tempo: Grêmio 1 x 0 Passo Fundo

Não eram nem 2 minutos e Douglas cobrou mais um escanteio que levou muito perigo. Aos 3, Fellipe Bastos pegou uma bola na entrada da área e soltou um sarrafo que exigiu muito do goleiro, que acabou espalmando para escanteio. Aos 6, Douglas fez um lançamento em profundidade que foi interceptado parcialmente pela zaga. Na sobra, Everaldo desviou para o gol e, antes mesmo que a bola entrasse, Pedro Rocha deu um último toque para fazer o segundo gol tricolor no Vermelhão da Serra. Aos 9, Everaldo avançou em velocidade, invadiu a área e quase marcou o terceiro. Aos 11, em lance sem muito alarde, Júnior também recebeu cartão amarelo. Chico Colorado não titubeou em nenhum momento na hora de amarelar o time gremista.

Quase aos 15, Grohe fez grande defesa em chute de dentro da área. Aos 19, Chico Colorado amarelou Grohe. Aos 21, Júnior fez grande triangulação pela esquerda, invadiu a área e disparou um bom chute que o goleiro desviou para escanteio. Aos 23, Pedro Rocha deu lugar a Lucas Coelho. Quase aos 27, Grohe defendeu mais um chute de Klein, um dos poucos que arriscava alguma coisa no time do Passo Fundo. Aos 33, Wallace entrou no lugar de Araújo, que não havia feito grande apresentação. Logo em seguida Júnior fez uma jogada fantástica partindo do campo de defesa, driblando todo mundo e chutando colocado muito rente ao gol, quase marcando um tento espetacular.

Quase aos 37, Douglas fez um passe primoroso para Everaldo, que não conseguiu dominar em frente ao gol. Aos 40, Fellipe Bastos saiu para a entrada de Matías Rodriguez. Logo em seguida, Douglas quase marcou ao chutar uma bola venenosa que bateu no travessão. Aos 45, Chico Colorado fez mais uma das suas e marcou uma falta mandrake para o Passo Fundo na risca da grande área, aproveitando para também amarelar Matías Rodriguez. Souza (aquele mesmo) cobrou com perigo, mas para fora. Aos 48, após mais um passe primoroso de Douglas, Everaldo perdeu a chance cara a cara com o goleiro. E não havia tempo para mais nada. O Grêmio vencia para acabar com o mimimi. Como tem que ser.

Como jogaram:

Marcelo Grohe: firme e preciso como na maioria de suas jornadas. Fez boas defesas em alguns lances que poderiam ser mais perigosos.
Galhardo: um dos pontos fracos do time hoje. Não fez boa partida, apesar da boa vontade.
Rhodolfo: o capitão do time foi seguro como sempre, sem falhas.
Erazo: marcou seu nome na história por ter sido o primeiro equatoriano a anotar um gol com a camisa tricolor. Independentemente disso, fez sua melhor partida desde que chegou ao clube.
Júnior: não há discussão, tem de ser fixado na lateral esquerda. Não há necessidade de mais experiências, tomou conta da posição. Quase marcou um gol antológico.
Marcelo Oliveira: como volante, costuma ter suas melhores atuações. Hoje foi assim.
Fellipe Bastos: desempenho muito ruim no primeiro tempo. Deu uma melhorada no segundo.
Araújo: não fez boa partida. Parecia perdido em campo, principalmente no segundo tempo. Saiu para a entrada de Wallace.
Douglas: fez um primeiro tempo muito bom. Lançamentos, passes e até, pasmem, carrinhos! Aguentou até o final jogando com o mesmo afinco. Participou crucialmente dos gols e de vários lances de perigo criados.
Everaldo: teve participação ativa no segundo gol. Perdeu outro na cara do goleiro. Tem que se puxar um pouco mais e caprichar nas finalizações.
Pedro Rocha: fez gol, que é o que se espera de um atacante. Já havia entrado bem contra o Veranópolis e hoje foi premiado.

Lucas Coelho: nada fez nos minutos em que esteve em campo.
Wallace: entrou bem e teve bom controle nos pouco mais de 15 minutos em que jogou.
Matías Rodriguez: nada fez, a não ser tomar um cartão amarelo.

Felipão: conseguiu armar uma equipe que sobressaiu-se ao adversário. Consertou algumas falhas vistas nos jogos anteriores e, principalmente, fez modificações anímicas no time. Manja do riscado.

Arbitragem: Francisco Silva Neto, o famoso Chico Colorado. Sem comentários.