14 de janeiro de 2015

Pratas da Casa - Ao Estilo Tricolor

Caros
 
Segue mais um post do @TraksFake, desta vez falando sobre a classificação da gurizada do Grêmio para as oitavas-de-final da Copa São Paulo de Juniores.

Saudações Imortais

*************************
 
 Primeiro tempo: Grêmio 1 x 0 Paraná
 
O Grêmio classificou-se nos pênaltis na Copa SP. Não era para ter sido sofrido do jeito que foi (10 cobranças para cada lado), mas o time conseguiu complicar o jogo no tempo normal.

Começamos com surpresa na escalação: Nicolas Careca ficou no banco e o Grêmio entrou com uma linha formada por Iago, Tontini e Tilica à frente dos volantes e atrás do centroavante. Iago caía bastante pela direita, Tilica pela esquerda (ambos de pé trocado) e Tontini flutuando, atuando em ambos os lados.
 
O jogo começou com o Grêmio querendo jogar e o Paraná querendo bater, com a conivência do trio de apitadores. Aos 9 minutos, tabela pela esquerda entre Júnior e Tontini, com Tilica chamando a marcação, bem aberto pela esquerda, e Júnior infiltrando pelo meio, terminando em finalização de Júnior para fora.
 
Os primeiros 15 minutos foram de domínio total do Grêmio, com muitas tabelas pelos lados do campo (principalmente o esquerdo) e também pelo meio. Nos primeiros minutos, Tontini acaba caindo mais pela esquerda. Pela direita, Iago acaba ganhando a companhia do volante Kaio para tabelar.
 
Aos 19 minutos, em rebote de escanteio cobrado por ele mesmo, Iago cruza para a área e o bandeira anula chance de gol do Grêmio. Aos 20 minutos, Raul faz ótima subida até a linha de fundo, cruza rasteiro para Tontin,i que toca de calcanhar para Luiz Felipe chutar. A bola desvia na zaga e sai. Aos 22 minutos, Iago, aberto pela direita, corta para o meio e chuta com perigo. Na saída do tiro de meta, Kaio rouba a bola na intermediária, avança sozinho e fica em dúvida se passa para Luiz Felipe, que estava livre, ou se chuta a gol, já que estava na risca da área. Resolve chutar e o chute sai ao lado da trave.
 
Aos 25, Tontini segue caindo mais pela esquerda, e faz boas tabelas com Tilica. Numa delas, Tontini recebe dentro da área, mas acaba tropeçando na bola. Aos 30 minutos, em bela infiltração pelo meio, Luiz Felipe deixa Tontini na cara do goleiro, mas ele chuta pra fora. Logo depois, Luiz Felipe, da entrada da área, rola para Tontini chutar em cima do goleiro.
 
Aos 34 minutos, finalmente o gol, já merecido! Arthur começa jogada pelo meio e passa para Iago, que lança Tontini na ponta direita. Tontini cruza para a área e Luiz Felipe faz um gol de Centroavante, com C maiúsculo. Mais um gol de cabeça do nosso 9!
 
Aos 43 minutos, tabela entre Junior e Tontini, passe para Iago chutar para fora, com perigo. Aos 44 minutos, Luiz Felipe pega rebote na linha de fundo, passa por três marcadores e chuta, mas a bola desvia na zaga e sai para escanteio.

Primeiro tempo onde só deu Grêmio e o 1 x 0 ficou muito barato. Paraná tratou apenas de sobreviver.
 
********************

Segundo Tempo: Grêmio 0 x 1 Paraná

O segundo tempo começa promissor para o tricolor. Logo no primeiro minuto, puxa contra-ataque que começa pela direita, a bola vai passando de pé em pé de forma rápida e termina na esquerda, entre Arthur, Tontini, Iago e Tilica. Nos primeiros 10 minutos, Arthur domina totalmente as ações no meio campo. 
 
Aos 9 minutos, zaga do Grêmio falha, e o goleiro Gritti estréia na Copinha, fazendo ótima defesa. Aos 10 minutos, contra ataque puxado pelo volante Arthur, que passa para Tontini, que passa para Iago, que tenta driblar o último marcador. O outro zagueiro faz a carga por trás, mas o juiz não dá falta. Aos 12 minutos, em outra falha da nossa zaga, sai o gol deles. O zagueiro Denilson marcava na lateral esquerda, Lucas Dias cobria ele e Raul teve que fechar como se fosse zagueiro.
 
Aos 16 minutos, Iago lança Raul na ponta, ele cruza para Luiz Felipe, que chuta forte por cima do gol. Aos 18 minutos, sai o meia Totnini e entra Lima, que foi titular nos dois primeiros jogos. Aos 23 minutos, lindo carrinho do zagueiro Lucas Dias, na bola. O juiz, que deixava o pau comer solto, considerou a jogada como violenta e expulsou direto nosso zagueiro. Nesse mesmo minuto, saiu Tilica para a entrada de Nicolas Careca.

Aos 25 minutos, mais um milagre do goleiro Gritti. Sai o centroavante Luiz Felipe e entra o lateral Wesley, improvisado na zaga. Aos 27 minutos, Lima recebe sozinho na ponta esquerda, com 4 marcadores. Ninguém chega pra jogar junto, ele dribla algumas vezes até cavar uma falta. A partir daí o time parou um pouco de jogar e o Paraná começou a jogar mais. Jogo muito no meio, sem grandes chances de gol, pra ambos os times. Aos 41 minutos, Raul entorta o marcador e cruza para Nicolas, que chuta pra fora. E termina o segundo tempo, com o placar igualado em 1 x 1.

*****************

Tiros livres diretos da marca penal: Grêmio 10 x 9 Paraná

O jogo foi para os tiros livres diretos e todos os cobradores acertaram as primeiras 5 cobranças da série direta. Nas cobranças alternadas, mais 4 cobranças convertidas por cada time. Parecia que não ia terminar nunca e ninguém parecia que erraria. Até que, na décima cobrança do time paranaense, o goleiro adversário, que ficou catimbando durante todas as cobranças, é escalado para bater. E aí a estrela do arqueiro tricolor Gritti começava a brilhar. Ele saltou e defendeu o chute do marrento. E, para completar, foi cobrar o décimo tiro livre gremista. Chutou e fez. E o Grêmio segue adiante na Copa São Paulo.

*****************

Como jogaram:

1 Gritti: dois milagre com a bola rolando. Não foi muito bem nos tiros livres, mas pegou o decisivo, além de converter a cobrança que garantiu a classificação do time.
 
2 Raul: Não foi tão acionado como nos outros jogos. Quando subiu, levou perigo. Cruza muito bem, além de ser rápido.
 
3 Lucas Dias: zagueiro que não brinca em serviço. Teve algumas pixotadas e foi expulso injustamente.
 
4 Denilson (C): outro zagueiro que não brinca em serviço, não tem vergonha de dar bico.
 
6 Júnior: foi mais acionado hoje. Buscou muito a jogada pelo meio e nem tanto pela linha de fundo, que foi mais ocupada por Tilica.
 
5 Kaio: volante que sobe bastante. Arriscou uns três chutes a gol, quase todos com perigo. Fez boas subidas pela direita, junto com Iago e Raul.
 
8 Arthur: é o dono do meio campo, controla todas as ações. A bola passa pelo pé dele e sempre sai redonda. 
 
15 Tontini: começou mais centralizado e começou a buscar o jogo pelos lados, principalmente o esquerdo. Ao contrário dos outros jogos, quando finalizou bem, errou uma finalização de frente pra área. Cruzou bem, fez ótimas tabelas também.
 
17 Iago: jogou bem aberto pela direita. Gosta de abrir pro meio e chutar, fez boas tabelas com Raul e com Kaio.
 
16 Tilica: muito arisco, driblador. Jogou bem aberto, fez boas jogadas com Tontini.
 
9 Luiz Felipe: centroavante clássico. Fez outro belo gol de cabeça. Tem força física e não é lerdo, além de fazer bem o pivô. Deixou Tontini na cara do gol duas vezes.
 
10 Lima: entrou em um momento difícil, um pouco antes da expulsão do zagueiro. Jogou solto na frente, junto com Nicolas Careca. Segura bem a bola, tem habilidade acima da média, mas pouco fez, pois jogou praticamente sozinho.
 
11 Nicolas Careca: parecia lesionado. Em vários momentos, puxou a coxa. Talvez por isso não tenha começado como titular. Brigou muito, mas sem o brilho dos outros jogos.
 
13 Wersley: entrou improvisado na zaga. Mesmo assim, fez uma ótima jogada como lateral direito, onde o zagueiro deles quase fez contra.