17 de janeiro de 2015

Daniel Matador - Pratas da Casa goleiam e avançam na Copa SP

Caros

Após passar pelo Paraná no último jogo, o Grêmio entrou em campo neste sábado para enfrentar uma das surpresas da Copa SP, o Goiânia. O palco foi o estádio Teixeirão, em São José do Rio Preto, onde a equipe gremista conseguiu sua épica classificação na fase anterior após uma série de 20 cobranças de tiros livres diretos, sendo que apenas a última cobrança do adversário (feita pelo goleiro) não foi convertida. Durante o tempo regulamentar, um empate em 1 x 1, sendo que o tricolor teve expulso o zagueiro Lucas Dias, que foi desfalque automático na partida deste sábado.

1º Tempo: Grêmio 1 x 0 Goiânia

O Grêmio entrou em campo com Gritti; Raul, Lucas Silva, Denilson e Júnior; Kaio, Arthur, e Iago; Vico, Tilica e Luis Felippe.

O Goiânia mostrou que não avançou até esta fase da Copinha de graça, tendo sido campeão invicto de seu grupo na fase classificatória. Nos primeiros 5 minutos de jogo a pressão foi toda deles. Apenas aos 6 minutos que Luis Fellipe recebeu uma bola, girou sobre a marcação e chutou para fora. A partir daí o tricolor equilibrou as ações. Aos 10 minutos o Goiânia bateu uma falta muito forte e Gritti defendeu no reflexo.

Aos 11 minutos Raul fez um cruzamento espetacular e Vico meteu um cabeceio que obrigou o goleiro adversário a fazer um milagre. Na sequência, Raul cobrou escanteio com perfeição e novamente Vico cabeceou com perigo, desta vez no travessão. Aos 14, o mesmo Vico ia aplicando uma lambreta espetacular no adversário, que meteu a mão na bola e levou cartão amarelo.

O Grêmio dominava o jogo neste momento, sem oferecer grandes chances ao Goiânia. Até que aos 24 minutos o ótimo lateral direito Júnior bateu uma falta espetacular no ângulo e abriu o placar para o tricolor. Aos 38, uma cobrança venenosa obrigou Gritti a espalmar para escanteio. No final, Tilica fez grande jogada e sofreu falta na entrada da área, mas Luis Fellipe pegou o rebote e chutou em gol, sem sucesso, impedindo a possibilidade de mais uma cobrança de falta.

2º Tempo: Grêmio 3 x 1 Goiânia

Logo aos 5 minutos, Luis Fellipe cabeceou após bela cobrança de escanteio de Júnior e meteu para o gol. A arbitragem anulou sem explicação alguma. Garfeada na Copinha. Só que aos 10 minutos Raul cobrou uma falta primorosa e o centroavante cabeceou para anotar o segundo gol gremista na partida. Aos 13, após cruzamento de Júnior, outra perigosa cabeceada de Luis Fellipe, que ganhou escanteio no lance. Aos 15, uma enfiada de bola perigosa para o Goiânia, que Gritti antecipou-se para matar.

Aos 16, Ty entra no lugar de Vico, que havia sofrido uma forte carga do adversário. Aos 17, após triangulação na entrada da área entre Luis Fellipe e Tilica, o sul-africano que recém havia entrado passa em velocidade e chuta para anotar o terceiro gol tricolor. Aos 26, Guilherme entrou no lugar de Júnior, poupado pelo treinador, já com vistas à fase seguinte. Aos 33, o time do Goiânia fez uma das raras chegadas à área do Grêmio, com Gritti defendendo para escanteio.

Aos 36, Tontini entrou no lugar de Tilica, naquela famosa substituição para matar tempo. Aos 41, Gritti espalma mais uma bola para escanteio, após um chute espirrado. No minuto seguinte, Ty faz excelente jogada em velocidade pelo lado esquerdo e passa para Tontini, que enquadra o corpo e chuta para consolidar a goleada tricolor. Quase aos 48 o Goiânia faz seu gol de honra. Um golaço em belo chute de fora da área. Mas aí já era tarde.

O Grêmio classifica-se para as quartas-de-final com uma goleada maiúscula contra um adversário que vinha invicto e tinha feito excelente campanha até então. O time corrigiu os defeitos que havia apresentado no segundo tempo contra o Paraná e mostra uma maturidade muito grande até o momento. Tem tudo para seguir adiante na Copinha.

Como jogaram:

Gritti: o nome da classificação no jogo contra o Paraná. Defendeu a cobrança do goleiro adversário e converteu a sua. Neste jogo, defendeu duas bolas perigosas no primeiro tempo.
Raul: um cruzamento e uma cobrança de escanteio perfeitas no primeiro tempo que quase resultaram em gol.
Lucas Silva: jogou melhor que o antigo titular, Lucas Dias. Tranquilo e sem medo de dar chutão quando necessário.
Denilson: também foi firme para formar a dupla de zaga com Lucas Silva. É o capitão do time e posiciona-se bem na zaga.
Júnior: baita lateral. Domina a bola como gente grande. Fez um golaço de falta, no ângulo. Saiu no segundo tempo para ser preservado para a etapa seguinte.
Kaio: fez sua função de forma correta no meio de campo.
Arthur: a mesma técnica de sempre, porém com desempenho um pouco abaixo dos jogos anteriores, sem contudo comprometer.
Iago: seguro na meia-cancha, sem firulas.
Vico: entrou muito bem no jogo. Até a metade do primeiro tempo foi o nome do jogo. Infernizou a defesa do Goiânia e quase aplicou uma lambreta acachapante no adversário, que meteu a mão na bola para não ser humilhado. Saiu no segundo tempo após levar uma chegada forte.
Tilica: não fez muito, a não ser uma jogada perigosa no final do primeiro tempo. Ajudou a armar a jogada do terceiro gol.
Luis Felippe: bom centroavante, porém ficou muito isolado na primeira etapa, o que resultou em poucas chances de arrematar a gol. Na segunda etapa foi melhor abastecido e inclusive marcou o segundo gol da equipe, além de participar da jogada do terceiro.

Ty: entrou no segundo tempo no lugar de Vico. Em seu primeiro lance marcou um gol. Veloz e oportunista.
Guilherme: entrou no lugar de Júnior, quando o jogo já estava decidido, e deu conta do recado.
Tontini: entrou no lugar de Tilica para matar tempo, quando faltavam cerca de 10 minutos para terminar o jogo. Ainda assim, conseguiu fazer um gol em ótima jogada.

Jaime Freitas: com a saída de Lucas Dias, expulso no jogo anterior, montou uma equipe ainda melhor postada. Soube corrigir as falhas apresentadas no jogo anterior. Suas substituições surtiram efeito e resultaram em mais 2 gols para o tricolor. Tem méritos na goleada.

Arbitragem: A dona Regildenia de Holanda Moura apitou o jogo. É uma tiazona parecida com aquelas merendeiras do colégio, mas que até não comprometeu muito. Teve um erro grande no primeiro tempo, ao não assinalar uma falta feita em Vico. No segundo tempo, anulou um gol sem maiores explicações. Expulsou o treinador do Goiânia, que reclamou acintosamente.

A equipe gremista agora enfrenta o Botafogo de Ribeirão Preto nas quartas-de-final, o qual eliminou o Fluminense. E conta com a torcida dos gremistas de todo o mundo para seguir adiante na competição.

Saudações Imortais