4 de novembro de 2014

A Arena é do Grêmio




Paulo Brasil Gomes de Sampaio, ou simplesmente SamPaulo, foi um cartunista gaúcho nascido em Uruguaiana  que teve uma carreira brilhante nos principais jornais do Rio Grande do Sul. Começou no "Clarim" em 1954 e depois passou pelos jornais Diário de Notícias, Folha da tarde, Correio do Povo, Folha da Manhã e Zero Hora.
No ano de 1966, quando foi contratado pela Cia. Jornalística Caldas Júnior, deu vida ao seu personagem mais famoso: "Sofrenildo. Foram anos de convivência dos leitores com o pobre Sofrenildo, aquele que só entrava pelo cano e sofria com todo tipo de notícia. Ou seja, vivia em sofrimento crônico. Quando tudo parecia estar bem, ele se encarregava de entrar em alguma fria.
E o sofrimento não terminava nunca...

Lembrei o personagem Sofrenildo, ao ver torcedores gremistas regurgitando a notícia de que o negócio da  compra da Arena está ameaçado. O isentos lançam a notícia, os "sofrenildos" mordem a isca. E, assim, sucessivamente ao longo dos anos. Entra ano, sai ano, e lá estão eles caçando sofrenildos com suas notícias catastróficas. Óh, céus...!!!!
Sei que tem muita gente na trincheira comemorando a possibilidade de o presidente Koff ter mentido sobre o negócio e enganado a torcida. Isso é tudo que eles sonham.
Mas lamento informá-los: é tudo verdade, a Arena é do Grêmio!
Pensei muito antes de escrever este post. Num primeiro momento, pensei que não valeria a pena rebater a ivi. Mas depois, pensando bem, me tapei de pena de alguns torcedores assustados e achei que devia postar algumas palavras.
Então vamos lá!

Tenho apenas duas coisas para dizer:

1) Não houve "anúncio eleitoreiro". Com Arena ou sem Arena, a atual direção se elegeria com 70% dos votos. As pesquisas feitas antes do anúncio da compra mostravam isso. Então, para quem estava por dentro, não foi nenhuma surpresa a vitória acachapante de Romildo Bolzan Jr. Só os distraídos pensaram que a oposição tinha chance de vencer.

2) Conforme anunciou o presidente Fábio André Koff no dia 14 de outubro de 2014, a Arena é do Grêmio. As bases do negócio já foram fechadas. Entre Grêmio e OAS já está tudo acertado. Não tem mais volta. Não adianta mais se escabelar e chorar. É finito. Favas contadas, salvo se o Conselho Deliberativo rejeitar o negócio.

Aliás, quem pediu o adiamento da reunião (solicitada para os conselheiros analisarem os valores, prazos e premissas do negócio) foi o Presidente do Conselho Deliberativo, Milton Camargo, atendendo pedido de duas comissões do CD. Uma pena, pois os conselheiros tomariam ciência de algumas coisas e poderiam ir formando juízo para opinar numa segunda reunião, se assim o Conselho Deliberativo entendesse necessária.

Dito isto, expulsem a síndrome de Sofrenildo de suas vidas. Fiquem frios. Não dêem chances às fofocas e especulações. Saiba ser feliz. Ou pelo menos, tente ser feliz. O gasto de energia é o mesmo e o resultado imensamente melhor.

Imagens das charges: http://sampaulocartunista.blogspot.com.br/search?q=sofrenildo