18 de outubro de 2014

Daniel Matador - Só um pontinho em Goiás



Goiás 0 x 0 Grêmio

Primeiro Tempo: 0 x 0

O público no Serra Dourada era pequeno. Ainda assim, em torno de um milhar de gremistas lá estava para ver o tricolor em campo. Com um peculiar clima que apresentava 34 graus e 11% de umidade relativa do ar, este era o cenário apresentado para o jogo.

Nos primeiros minutos, após um pequeno estudo entre as duas equipes, Fernandinho tentou uma incursão na defesa do Goiás, sem sucesso. Em seguida Pará fez um cruzamento razoavelmente bom, porém infrutífero. Ramiro fez boa jogada com Lucas Coelho, porém o Goiás teve o contra-ataque, rechaçado pela defesa gremista.

Aos 9 minutos, Lucas Coelho fez uma jogada de grande velocidade e habilidade, desferindo um chute que explodiu na defesa goiana, levantando a torcida tricolor presente no estádio. Aos 11, falta para o Grêmio que Fellipe Bastos cobrou em direção ao gol, porém desviou na barreira e foi para escanteio. Aos 16 minutos, Ramiro cruzou bola para Coelho, que desviou sem grande perigo. Até este momento, era o Grêmio quem dominava as ações da partida.

Aos 20 minutos, Luan roubou a bola e tocou para Coelho, porém a arbitragem assinalou impedimento em um contra-ataque que prenunciava gol. Como sempre, na dúvida, o árbitro assinala contra o Grêmio.
Aos 24, o Grêmio ficou muito tempo trocando passes, quase num jogo de bobinho com o Goiás, até que Fellipe Bastos sofreu falta. Uma prova do domínio gremista na partida. Um minuto após, Pará fez falta para matar um contra-ataque goiano e recebeu cartão amarelo. Em seguida Amaral do Goiás também recebeu amarelo por falta, após Lucas Coelho peitar o árbitro e quase tomar amarelo por reclamação.

Aos 30, o Goiás fez a primeira tentativa que obrigou Grohe a fazer uma defesa, após casquinha de Ramon, aquele mesmo que já jogou no Grêmio no passado e era chamado por alguns torcedores de Ramongolão. Aos 38, após vacilo de Ramiro que proporcionou chance de gol ao Goiás, Grohe novamente salvou o time em conclusão de Samuel. Na continuidade do lance, Coelho deu um chapéu no marcador e partiu em direção ao campo adversário, porém foi cercado e ficou sem parceria, perdendo a chance. Aos 44, Esquerdinha entrou na defesa, mas Geromel foi soberano. Aos 45, Coelho deu um drible de futsal e emendou o chute que Renan defendeu.

Sem maiores eventos, encerrou-se o primeiro tempo, com domínio das ações por parte do Grêmio, que teve incríveis 65% de posse de bola.


_____

Segundo Tempo: 0 x 0

O Grêmio retorna para o segundo tempo sem modificações na equipe, assim como o Goiás.
Nos primeiros minutos, em uma jogada rápida de contra-ataque do Goiás que Tiago Mendes arrematou, Grohe operou mais um milagre e a bola passou raspando a trave. Logo em seguida, em outra jogada, Pará salvou após um chute cruzado. No contra-ataque, Felipe Macedo fez falta e levou cartão amarelo.
Aos 5 minutos, Fernandinho invadiu a área e chutou, com a bola desviando para escanteio que ele mesmo cobrou de forma horrível, com a bola indo direto para a linha de fundo por trás do gol. Aos 13, a torcida gremista presente no Serra Dourada pedia a entrada de Alán Ruiz. Neste momento, uma falta perigosa na entrada da área contra o Grêmio, mas que não deu em nada.
Esquerdinha, Ramon, Tiago Mendes e Samuel começaram a chamar a responsabilidade pelas jogadas do Goiás, que atacava muito mais do que no primeiro tempo. Aos 17, Ramiro sai para a entrada de Matheus Biteco. Aos 22, Grohe defende chute de Samuel e tem um mal estar, sendo atendido pelos médicos, porém permanecendo em campo. Aos 26, Pedro Henrique leva cartão amarelo por falta que matou um contra-ataque gremista.
Aos 30, uma pressão do Grêmio que resultou em lance que Coelho tocou para fora. Aos 32, Tiago Mendes chutou e a bola acertou a rede pelo lado de fora. Aos 33, Fernandinho ergueu bola para a área e Geromel quase marcou de cabeça. Aos 36, Luan deu assistência para Biteco, mas Renan saiu dividindo a bola. Aos 39, Grohe passou mal novamente e foi substituído por Tiago Machowski.
Aos 43 Zé Roberto deu assistência para Luan, porém a zaga afastou. Aos 44, Riveros entrou no lugar de Fellipe Bastos. O Grêmio até fez algumas tentativas, porém no mais ficou tocando a bola até acabar o jogo.
E era isso. Um pontinho na conta. É o que a casa oferece.
_____

Como jogaram:


Marcelo Grohe: duas boas defesas no primeiro tempo. Um milagre no início do segundo. Especula-se que tenha sentido os efeitos da viagem de retorno dos jogos da Seleção Brasileira, o que pode ter ocasionado o mal estar que sentiu e ocasionou sua substituição.

Pará: o mesmo Pará de sempre. Levou cartão amarelo no primeiro tempo.

Geromel: foi o capitão da equipe neste jogo. Fez duas intervenções importantes ao final do primeiro tempo. Discreto e eficiente.

Bressan: não comprometeu. Tem de jogar necessariamente ao lado de um zagueiro mais confiante, como Geromel ou Rhodolfo.

Zé Roberto: fez o feijão com arroz usual. Mesmo com a idade que tem, bota a maioria dos laterais do país no bolso.

Walace: discreto, sem grande brilho, porém não comprometeu.

Fellipe Bastos: participativo, porém parece ter perdido uma das principais qualidades que demonstrava em outras equipes, a bola parada.

Ramiro: errou mais passes do que o normal, jogou abaixo da média.

Luan: dispersivo no primeiro tempo, sem grande contribuição no segundo. Foi justamente substituído.

Fernandinho: esperava-se mais, pouco efetivo nas jogadas de ataque. Cobrou um escanteio que foi direto para fora. Teve raras vitórias pessoais sobre os marcadores.

Lucas Coelho: teve boa participação no primeiro tempo, com boas conclusões. Apagado no segundo tempo.

Matheus Biteco: substituiu Ramiro com vantagens.
Tiago Machowski: entrou no final do jogo e assumiu bem a função. É bom goleiro, tem futuro.
Riveros: entrou e nem teve tempo de suar a camisa.

Felipão: começou a irritar-se no segundo tempo com os erros cometidos pelos jogadores. Fez substituições, porém estas não alteraram o placar do jogo.

____

Arbitragem: Marielson Gonçalves da Silva (BA), Adson Márcio Lopes Leal (BA) e Luiz Carlos Silva Teixeira (BA): Um árbitro com pouca cancha em grandes jogos e que só havia apitado 4 jogos até então pelo Campeonato Brasileiro. Pra variar, botaram este obscuro pra apitar o jogo do Grêmio. Ao menos não meteu a mão descaradamente como outros haviam feito até então. Deu sete minutos de acréscimo, o que incrivelmente foi correto, em face das duas paradas para atendimento a Grohe.