5 de setembro de 2014

Daniel Matador: Retroceder nunca, render-se jamais!

A derrota é um estado de espírito; ninguém é derrotado até a derrota ter sido aceita como uma realidade.Bruce Lee

Caros

Mesmo já tendo passado mais de uma semana, a celeuma dos últimos dias não acalmou os ânimos da torcida gremista. Ao contrário, acirrou-os. Não há razão para falar aqui sobre tudo o que todos já sabem. É um assunto sobre o qual já foram abordadas todas as teses possíveis e cada um acaba fazendo seu juízo de valor. Mas uma coisa é certa: a vida continua. Ela dá um jeito de contornar as adversidades e segue em frente, quer queiramos ou não. Por mais que as injustiças tenham sido feitas, por mais que a hipocrisia tenha conseguido algumas vitórias e por mais que estejamos todos pagando por um crime que não cometemos, seguiremos em frente.

Quem viveu os anos 80 e 90 vai recordar-se que um filão altamente rentável do cinema naquelas épocas era o de filmes de artes marciais. Invariavelmente, o script era quase sempre o mesmo: o gurizão que apanha, conhece um mestre que lhe ensina o segredo das lutas e então acontece o final apoteótico, quando ele consegue dar uma lição nos malfeitores utilizando aquilo que aprendeu. Um dos maiores ícones deste gênero na época era Jean Claude Van Damme, que curiosamente interpretou um vilão no primeiro filme no qual teve certo destaque. O mocinho do filme acaba sendo treinado pelo espírito de Bruce Lee (sim, isso mesmo!) e então aprende os segredos das artes marciais. Até hoje o título do filme é uma pérola: Retroceder Nunca, Render-se Jamais!

Pois este é o sentimento que sempre trouxe comigo como gremista. Mesmo diante das maiores dificuldades, sabia que havia a chance de um gol redentor ao final do jogo mudar a história. Bastava que não se aceitasse a derrota. Como o próprio Bruce Lee filosofou, a derrota é um estado de espírito; ninguém é derrotado até a derrota ter sido aceita como uma realidade. E é assim que sinto-me após a injusta pena imposta de forma arbitrária ao Grêmio pelo STJD. Por mais que a sentença tenha sido dada, não aceito a derrota e a pecha que estão tentando impor aos gremistas. Ainda cabe recurso da decisão e, mesmo que este não surta efeito, a luta deve continuar.

Mais do que isso, temos todo um turno de outro campeonato pela frente. Sim, neste sábado já tem jogo de novo. O tricolor enfrenta o Flamengo no Maracanã e todos os ingressos já foram vendidos. Só um adversário como o Grêmio proporciona isso. Sempre fomos os mais odiados porque não aceitávamos passivamente a derrota. Negávamo-nos a perder sem luta. E é assim que devemos continuar. Como já havia comentado com amigos esta semana, não é esta estapafúrdia decisão de um tribunal não reconhecido que irá nos parar. O Grêmio já existia antes desses órgãos obtusos e seus componentes mal intencionados existirem. Continuará aqui mesmo após a morte daqueles que lá estão hoje.

Neste sábado tem jogo de novo. E mais um turno inteiro pela frente. E mais anos e anos para recuperarmos nossa glória. Não adianta tentarem, jamais nos matarão. Para o Grêmio e sua torcida, retroceder nunca, render-se jamais, não são apenas palavras.

Saudações Imortais

_____

Por favor leiam o magnífico texto abaixo.