13 de julho de 2014

Os GRAVÍSSIMOS erros de Felipão

Eu não escrevi uma única linha sobre a Copa. Primeiro porque este blog é sobre o Imortal Tricolor. Segundo porque seleção brasileira nunca me empolgou. Não foi a primeira e possivelmente não será a última copa em que torcerei contra o Brasil. Terceiro porque a gastança desenfreada de dinheiro público com estádios inúteis em locais onde sequer se joga futebol e a imposição de remendos ridículos como sede da copa só rivalizou com promessas não cumpridas em obras de mobilidade e em hospitais que jamais foi efetivamente pensado em tirar do livro de promessas de políticos escrotos para se tornarem realidades.
Mas hoje, último dia da Copa das Copas, como rapidamente correram a batizar os babas ovo de plantão, resolvi falar da copa. Não dela, propriamente dita, mas de seu personagem principal para nós brasileiros: FELIPÃO. Não dele, mas de seus erros. Gravíssimos erros. Vamos a eles.

  1. O primeiro erro e talvez o pior de todos, paradoxalmente é um erro sobre o qual não lhe cabe a menor responsabilidade. Este erro gravíssimo foi ter nascido em Passo Fundo. Felipão é gaúcho. É natural logo deste estado quase remoto em que se entende espanhol sem precisar de traduções ridículas. Além de gaúcho é de Passo Fundo. Passo Fundo!
  2. O segundo erro, este sim culpa dele, foi ter pego o Grêmio, logo o Grêmio, este time odiado por todos que não são gremistas, recém saído de um rebaixamento e ter ganho em 3 anos praticamente tudo que disputou. Esta façanha lhe rendeu inimigos mortais na imprensa brasileira e em grande parte da imprensa gaúcha.
  3. O terceiro foi sair do Grêmio e, técnico gaúcho odiado, levar o Palmeiras, um time paulista, a ganhar quase todos os títulos também em três anos.
  4. Aliás, o quarto problema do Felipão é esta mania de ficar tanto tempo em times que treina quando o normal é esquentar um ano do banco, se tanto. Que defeito desgraçado tem este sujeito que não é rifado como todos os outros treinadores? Seria um chantagista?
  5. A próxima mancada do Scolari foi pegar uma seleção brasileira desacreditada e levá-la ao quinto título mundial. Técnicos gaúchos nunca deram certo na seleção e este metido tinha que mudar a história.
  6. Outra coisa que este gaúcho arrogante jamais deveria ter feito era ter aceitado o convite para treinar uma seleção de outro país. E ser bem sucedido. Sim, muito bem sucedido, ao contrário da tentativa de transformar em fracasso por parte destes jornalistas toscos, raivosos, oportunistas e destilantes de recalques. Portugal saiu da mediocridade para um quarto lugar no mundial e um vice campeonato da Eurocopa sob o comando de Felipão. Mais do que isto. Voltei quinta-feira de Portugal onde percebi o quanto ele é reverenciado. Havia bandeiras nas janelas de muitas casas. "Isto é um legado de Luis Felipe", disseram vários.
Estes são os erros gravíssimos de Felipão. Erros que jamais serão perdoados e esquecidos por muitos. Acrescidos de um pior do que todos listados acima. Ele aceitou treinar a seleção brasileira num momento em que a safra de jogadores não consegue ser sequer medíocre e em que haveria sobre estes jogadores apenas médios o peso de jogar um mundial em casa com uma pressão política quase desumana para que a vencessem.
Safra medíocre sim. Tirando Neymar qual destes jogadores figuram entre os cem melhores do mundo?
Safra medíocre sim. Tirando Neymar dá para convocar outros 22 jogadores sem que alguém lamente a ausência de nenhum destes 22 que ficariam de fora.
Felipão poderia ter ficado com suas glórias passadas. O que o levou a aceitar voltar? A vaidade? O desejo de entrar na história como o único treinador brasileiro a ganhar duas copas? O desejo de dar uma alegria ao povo? Dinheiro? Só ele sabe. Eu sei que não deveria ter aceitado. A tragédia estava desenhada desde há muito tempo. Muito antes dele fazer parte desta tragicomédia.
Os 7x1 foram consequência. Talvez com Mano ou com Mourinho fosse 10x0. Quem sabe? Os 3x0 de ontem foram um prolongamento da agonia. Aumentados por erros dolorosos da arbitragem.
As análises pós jogo dos jornalistas de oitava classe apenas refletem o ódio que não conseguem esconder de Felipão e sua trajetória vitoriosa. Muito porque a grande maioria destes "formadores de opinião" é desprovida de massa encefálica aproveitável. Muito também porque outros tantos estão engajados na política re-eleitoral da presidanta e estas bangornadas prejudicaram toda uma festa e uma propaganda goebbeliana previamente programada.
É evidente a má vontade na análise dos fatos e a tentativa de concentrar os erros em uma única pessoa: Luis Felipe Scolari.

Thiago Silva se mostrou um cagão chorando igual criança e se negando a bater pênalti? Culpa do Felipão.
Oscar sumiu nos jogos mais encardidos? Culpa do Felipão.
Felipão fracassou no Chelsea. Porque foi boicotado pelos jogadores, todos sabem. "Porque estava ultrapassado" dizem os jornalistas de quinta categoria.
"Luis Felipe levou o Palmeiras para a série B do brasileiro" é uma das ladaínhas repetidas como mantra desde terça-feira pelos chacais comentaristas de resultados. Eles sempre esquecem de dizer que na mesma leva deu o título de campeão da Copa do Brasil ao rebaixado. Imaginem então se iriam apontar as causas daquele rebaixamento.

Luis Felipe então está livre de culpa? É óbvio que não. Ele usou e se deixou usar. Ele foi arrogante algumas vezes. Ele mediu mal o potencial do seu grupo de jogadores. Ele pode até ter errado na escalação de um ou outro jogador.
Ele, no entanto, não errou exatamente onde as hienas e os medíocres invejosos apontam como erros.
Felipão errou e muito ao não ter entregue o cargo após o jogo de ontem.
O que fará daqui para a frente? Só ele sabe. Se parar agora terá este último e único fracasso como lembrança?
Como diz o jornaleiro aquele com nome de patente, que aliás ousou também por as garras de fora ontem, "o futuro é quem dirá".