15 de julho de 2014

De volta para a peleia


* O texto abaixo foi enviado pelo leitor Christian Carrard

É hora de voltar aos gramados e tentar o título.

Passada a Copa do Mundo, enfim voltamos à realidade do nosso Brasileirão. Aproveito o espaço para fazer uma breve análise de como voltam à competição os principais postulantes ao título do campeonato deste ano.

- Cruzeiro: o líder retoma a competição após uma bem sucedida intertemporada nos Estados Unidos, quando venceu seus cinco jogos contra times mexicanos (Tigres, América e Chivas) e um da liga local (Miami Dade). Os dias na terra do Tio Sam, trouxeram de positivo as atuações individuais de Ricardo Goulart e do recém chegado ótimo zagueiro Manoel. Os mineiros contrataram ainda os atacantes Neilton (Santos) e Marquinhos (Vitória) e negociaram o também atacante Luan. Dagoberto e Borges seguem na rotina das lesões e não participaram dos amistosos.
Segue a indefinição sobre a permanência de William, jogador do Metalist, que já recebeu proposta de quatro milhões de euros e tem empréstimo encerrando no dia 14 de julho. Na quinta-feira, o atual campeão enfrenta o Vitória no palco do Mineiraço.

- Corinthians: foi o clube que melhor se reforçou na parada. Lodeiro, Elias, Angel Romero, Anderson Martins e, talvez ainda, Marcelo Cirino fazem do time paulista forte candidato a brigar na ponta. A saída de Guilherme para a Udinese não compromete, mas a lesão do goleiro Walter e as frequentes ausências de Cássio podem atrapalhar. Na quinta-feira, o time de Mano Menezes enfrenta o Internacional em confronto direto.

Biteco ou Ramiro no lugar de Edinho?

- Grêmio: assim como o Corinthians, também se reforçou bem. Giuliano tem tudo para ser o criador de jogadas que o time precisa há tempos. Felippe Bastos será ótima opção para formar o meio campo, também pela característica do chute de média distância, alternativa pouco explorada pelo time. A negociação que trouxe o volante do Vasco ainda incluiu Kléber, que foi prejudicado por lesões, mas não vingou no Grêmio.
Matías Rodriguez vem pra suprir a carência da lateral direita, onde Pará nem reserva tinha.
A possível saída de Werley é negativa. Particularmente, acredito que teve boa passagem pelo clube, mas parece não ter mais clima para continuar.
Quando lembro de Ozéia, Rafael Marques, Vilson e Naldo tenho ânsia de vômito.
Não vejo a contratação de Fernandinho com bons olhos. Investimento alto para um jogador de 28 anos, alto salário e opções ofensivas abundantes no elenco fazem a escolha discutível. Torço para que dê um bom retorno e eu morda a língua. Talvez a contratação de um zagueiro fosse melhor investimento.
Na quarta-feira, o Grêmio enfrenta o Goiás, também em confronto direto na Arena.

- Internacional: trouxe Wellington Silva, acumulando mais uma opção para a lateral direita (Claudio Winck, Gilberto e Diogo) e o veloz argentino Luque. Na quinta-feira, visita o Corinthians na Arena Itaquera.

- Fluminense: se reforçou na zaga, setor que estava enfraquecido, com a chegada do zagueiro Henrique que veio do Brodeaux (FRA) e ainda trouxe o bom meia Cícero (Santos).

- São Paulo: repatriou Kaká, trouxe Alan Kardec do rival Palmeiras e tem a volta de Rafael Tolói, que estava emprestado a Roma (ITA). Retoma o campeonato, quando visita o Bahia na quarta-feira.

- Atlético Mineiro: não pode ser deixado de fora desta briga. Em intertemporada na China, os mineiros ganharam os três amistosos que disputaram com destaque para os atacantes André e Diego Tardelli. O clube se reforçou com o meia Maicosuel (Udinese-ITA), que repôs a saída de Fernandinho e conta com bom elenco para o seguimento do certame que se inicia contra a Chapecoense em Santa Catarina.

A rodada da semana ainda tem como destaque o clássico paulista Santos (10º) x Palmeiras (11º).

Após as contratações, as perspectivas para o Grêmio são positivas e há uma boa sequência de jogos até a décima quinta rodada para retomar bem o campeonato. Excluindo o Gre-nal na décima quarta rodada, o Imortal Tricolor não enfrenta nenhum postulante ao título . É importante aproveitar este período de recondicionamento dos times para tentar melhorar a sua colocação no ainda embolado campeonato brasileiro.

As últimas notícias indicam o time para o jogo da Arena com Saimon na lateral esquerda e, possivelmente, sem os recém contratados. Edinho perdeu espaço no time e Matheus Biteco deve ter mais chances.
O esquema no 4-2-3-1 teria: Grohe, Pará, Rodolpho, Pedro Geromel e Saimon; Riveros, Matheus Biteco, Dudu, Alan Ruiz, Luan e Barcos. Na ausência de Giuliano, Alan Ruiz deve jogar centralizado, posição onde rende melhor, sendo Dudu e Luan os outros meias.